Animação com guerreira da Amazônia ganha prêmio

Cena de “Ainbo: a Guerreira da Amazônia”. Foto: Divulgação

A Amazônia tem ganhado meninas que são verdadeiras heroínas. Primeiro foi a “Tainá, a Guardiã da Amazônia”, lançada em 2000 no cinema e transformada em série de TV. Agora surge “Ainbo: a Guerreira da Amazônia”, cuja protagonista é uma garota da etnia shipiba. Ela ganhou o primeiro lugar de Melhor Filme de Animação no Platinum Awards 2022 realizado recentemente.

O filme conta a história de Ainbo, que significa “mulher” na língua shipibo. Aos 13 anos, ela decide enfrentar, com a ajuda de espíritos, a mineração ilegal que ameaça a Amazônia peruana.

O diretor José Zelada diz que se inspirou em sua mãe, nascida e criada na tribo indígena Shipibo-Conibo.

A produtora Tunche Films anunciou mais um filme de animação baseado no Peru, desta vez com uma história ambientada nos Andes, intitulado “Kayara”, que será lançado em outubro deste ano.

“Quero representar, além da história divertida que pode ser para as crianças, uma mensagem: a ambição do homem pelo ouro”, disse Zelada em entrevista ao RPP Noticias . “A quantidade de toneladas de ouro que a mineração ilegal extrai é tão grande que o ser humano rompe com qualquer valor moral da natureza.”

O diretor destacou sua intenção de que o longa-metragem de animação convidasse à reflexão de meninos e meninas, que pudessem identificar fragilidade, mas também força na personagem Ainbo.

Quando foi lançado em 2021, o filme foi exibido pela primeira vez na comunidade Santa Teresita Shipibo, para conscientizar as crianças sobre o combate ao garimpo ilegal.

Para cumprir sua missão de defender a terra de seus ancestrais, Ainbo é guiada pelo espírito de sua mãe e conta com o apoio de dois amigos, que são espíritos da floresta encarnados em anta e tatu.

Veja o filme:

https://www.youtube.com/watch?v=TO3Zw15GKyw&t=146s

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *