Festival de documentários sobre questões urbanas sustentáveis revela vencedores 

Cena do documentário “Ecocidade”, que conquistou menções honrosas no festival Megacities

O MegaCities Short Docs, festival de documentários voltado para questões urbanas sustentáveis e de impacto social, divulgou os vencedores de 2022, com os resultados da primeira edição especial sobre o Brasil. Internacionalmente, a competição, organizada em Paris, está em sua oitava edição. O festival é uma realização da ONG Métropole du Grand Paris em parceria com a Film4Sustainable World. No Brasil, ele foi realizado em parceria com o portal São Paulo São. 

O curta brasileiro “Ecocidade – A cidade precisa de você”, de Pedro Urano, foi premiado com menção honrosa tanto na edição específica para o Brasil quanto na competição internacional. Entre os vencedores nacionais, ele é o destaque da categoria Proximidade Feliz/Cidade de 15 minutos. O curta mostra como o projeto “Ecocidade” trabalha para tornar alimentos saudáveis e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar. Internacionalmente, ele venceu na categoria The 15-minute City Prize.

O MegaCities reconhece iniciativas da produção audiovisual que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. É aberto para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes, (530 no mundo, 17 no Brasil), incluindo as megacidades.

No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições. O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema nesta próxima quinta-feira, 22 de dezembro, às 23h. O especial dará início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.

Os trabalhos da primeira edição do Brasil foram avaliados por um júri formado pela São Paulo São que contou com os seguintes participantes: Ana Darce (consultora de marketing), Renata Rahmani (gerente de criadores e parcerias no Kwai), Mauro Calliari (administrador de empresas e colunista da Folha de S.Paulo), James Scavone (publicitário e sócio-diretor da Da Vinci), André Duek (professor da ESPM), Chantal Brissac (jornalista e criadora do site Pró Coletivo), Adonis Alonso (jornalista especializado em marketing e publisher do Blog do Adonis), Paula Cavalcanti (diretora de produção da TV Cultura), Ricardo Martirani (diretor audiovisual), Paula Lieff (coordenadora de comunicação) e Andrea Merkel (coordenadora de relacionamento e a apoio às empresas da Câmara de Comércio França – Brasil) e Maurício Machado (sócio-diretor do São Paulo São).

A iniciativa de realizar uma edição especial do festival no Brasil contou com o apoio institucional da ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing), da CCFB (Câmara de Comércio França Brasil) e da SMRI (Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo). Teve ainda o apoio do Canal Curta!, do Portal Earth News Terra, RA Filmes e do Jornal Meio & Mensagem.

O MegaCities Short Docs oferece uma premiação de 11,5 mil euros distribuídos aos vencedores. Veja abaixo a relação dos premiados.

Vencedores nacionais

Melhor Curta: “Progresso de Quem?” Izadora Andrade (São Paulo)

Melhor Curta Estudante: “O Cinema que Veio do Sol”. Thiago Morine (ESPM – São Paulo)

Menções honrosas

Crise Climática Urbana: “Amazônia Passa Aqui”. Aline Cavalcanti Mendonça (São Paulo)

Proximidade Feliz/Cidade de 15 minutos: “Ecocidade – A cidade precisa de você”. Pedro Urano (São Paulo).

Melhor Iniciativa Urbana: “Casulo Prá Rua”. Pedro Palaia (São Paulo)

Vencedores Internacionais

The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award: They don’t need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia)

The Best Positive ShortDoc Award: Be the blessing, Mat Cerf (Seattle, USA)

The Best Student Award: Jumantara of Bantar Gebang, Felicia Salvina (Bekasi, Indonesia)

The Urban Climate Crisis Prize: E-waste Jamshedpur, Joel Michael (Jamshedpur, India)

The Best Urban Initiative Prize: The rain collector, Jeffri Kaharsyah (Jakarta, Indonesia)

The 15-minute City Prize: Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia (São Paulo, Brazil)

The Greater Paris Metropolis Prize: La cité fertile, Chloé Carpentier (Paris, France).

Cena de “O Cinema que Veio do Sol”: melhor curta de estudante – Foto: Divulgação

Cena de “Amazônia passa aqui”- Foto: Divulgação

Mauricio Machado, da São Paulo São – Foto: Jade Gadotti



0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *