Almir Suruí fala sobre a primeira universidade indígena do Brasil

Almir Suruí conversa com Lourival Sant’Anna no podcast Earth News Terra

Almir Suruí, 47 anos, líder indígena do povo Paiter-Suruí, é o primeiro entrevistado do podcast Earth News Terra. O episódio de estreia está disponível a partir deste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no site e canal no YouTube do Earth News Terra e também nos agregadores de podcast.

Na entrevista, realizada no último mês de abril, quando Almir estava em Genebra, na Suíça, participando de um encontro internacional sobre povos indígenas, Suruí fala sobre o projeto de lançamento da Universidade Paiter, a primeira universidade indígena do Brasil. Suruí conta que o projeto é desenvolvido em parceria com a Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

O líder indígena, que estudou Biologia Aplicada na Universidade Católica de Goiás, diz que a universidade indígena poderá ter o papel de fazer conexão com outras instituições de ensino e pesquisas para difundir os conhecimentos indígenas. “O objetivo é construir um futuro mais participativo com a sociedade e com a floresta.”

A Universidade Paiter será estruturada na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada no município de Cacoal, em Rondônia. 

O podcast com Almir Suruí conta com três episódios. Na entrevista, o líder indígena também fala sobre os desafios enfrentados com a pandemia de Covid-19, sobre territórios indígenas e sobre a criação de um polo turístico nas terras indígenas dos povos Suruí. Pai da ativista Txai Suruí, que representou o Brasil na COP-26, em Glasgow, no ano passado, Almir fala ainda do impacto do ativismo na sua vida familiar e do seu filho mais novo, de quatro meses de idade, o Oyamatageönb Painer Gameb Suruí.  Oyamatageönb, na língua Paiter-Suruí, significa “filho do universo”. 

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *