Txai Suruí representa indígenas em festival de criatividade em Cannes

Txai Suruí, na premiação em Cannes, com Eugene Cheong, presidente do júri da categoria Outdoor – Foto: Ale Oliveira

A ativista indígena Txai Suruí participou nesta semana do Cannes Lions 2022, Festival Internacional de Criatividade, realizado em Cannes, na França. Durante o seminário New Zero World, ela falou sobre a importância dos meios de comunicação para os povos indígenas e os problemas ambientais no Brasil e no mundo, mencionando a situação de insegurança após o assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira. Ela também destacou a importância dos povos indígenas para  manter as florestas vivas.

Txai participou ainda da cerimônia de premiação do festival da categoria Outdoor, na segunda-feira (20), e recebeu um dos prêmios brasileiros, um Leão de Ouro conquistado pela agência de publicidade Africa, com a campanha “Jatobá Refugiado”, criada para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). No palco do festival, ela mostrou um cartaz com a frase “Save the Amazon” (“Salvem a Amazônia”). 

O trabalho premiado transfere o conceito da palavra “refugiado” para uma árvore da Amazônia, o jatobá, uma das muitas espécies ameaçadas de extinção. Na campanha, um autêntico jatobá de 6 metros de altura pede refúgio em mais de 100 países. Ele foi levado para a embaixada da Noruega em 21 de setembro de 2021, quando ambientalistas brasileiros foram recebidos por diplomatas do país europeu. 

Veja no link abaixo o videocase da campanha.

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *