Festival de curtas sobre iniciativas sustentáveis chega ao Brasil

Imagem do vídeo que divulga o MegaCities Short Docs – Foto: Divulgação

Um dos maiores desafios do desenvolvimento sustentável está ligado às cidades, principalmente as metrópoles. Poluição, dificuldades para a implantação de políticas eficazes de mobilidade urbana, tratamento de esgoto e a separação de lixo reciclável estão entre alguns dos maiores problemas urbanos. 

É diante desses desafios que o MegaCities Short Docs acaba de ser lançado no Brasil, em uma iniciativa da Métropole du Grand Paris com o portal São Paulo São. O MegaCities é o maior festival de curtas-metragens do mundo focado em iniciativas sustentáveis nas grandes cidades. 

Ele foi lançado há oito anos em Paris com o objetivo de valorizar – e premiar – curtas-metragens que mostram projetos ambientais e sociais que têm o objetivo de melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. 

Uma das regras do festival é que as produções audiovisuais sejam realizadas em cidades com mais de um milhão de habitantes. Atualmente, segundo informações do MegaCities Short Docs, existem 530 cidades com esse perfil populacional, incluindo as 35 megacidades como São Paulo, Rio de Janeiro e a Grande Paris.

O MegaCities Short Docs oferecerá um total equivalente a 11,5 mil euros em prêmios. A ONG Métropole du Grand Paris, responsável pela criação do festival, premiará os ganhadores da 8a edição, em Paris. No Brasil, a avaliação dos trabalhos inscritos e a premiação local ficarão sob a responsabilidade do portal São Paulo São. 

Também no Brasil, será possível competir em categorias criadas a partir do conceito “Cidade de 15 minutos”, que inspirou o projeto “São Conexões”, lançado em 2021 e voltado à sustentabilidade. “Cidade dos 15 Minutos” é um modelo urbano em que as necessidades diárias podem ser atendidas a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores, em apenas 15 minutos. Este conceito está hoje espalhado por todo o mundo, no centro dos debates e reflexões sobre o planejamento urbano de hoje e de amanhã. As inscrições para a categoria “Cidade de 15 Minutos” e “Crise Climática Urbana” estão abertas aos realizadores em todas as cidades, independentemente do seu tamanho.

Maurício Machado, do Portal São Paulo São, afirma que “trazer para o Brasil o ShortDocs é uma honra.” “É o reconhecimento de nossos esforços na produção de conteúdos, discussões e eventos que estimulem a reflexão sobre a boa convivência nas cidades”, ele diz.

A iniciativa no Brasil conta com o apoio da ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing), APP (Associação dos Profissionais de Propaganda, CCFB (Câmara de Comércio França Brasil),  Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, SPCine, Grupo Meio & Mensagem, Portal Earth News Terra e Editora Trip.

As inscrições para o MegaCities Short Docs estão abertas até 15 de outubro e podem ser realizadas no site do festival. 

A cerimônia de premiação acontecerá em 8 de dezembro de 2022, em Paris. No ano passado, na sétima edição, em 9 de dezembro de 2021, o Métropole du Grand Paris concedeu o prêmio Métropole a Hamza Chennaf, Sofia Akbli e Aissatou Faty pelo filme “Condenado ao Fracasso”. Dois brasileiros foram premiados em edições anteriores: Rafael Machado (“O Plantador”, 2017) e Felipe Moraes (“Debaixo da Ponte”, 2019). Os trabalhos premiados também podem ser vistos no site do festival.

 

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *