De semente em semente, geração de renda e preservação da floresta

Diante dos desafios para preservar a Amazônia, há muitas iniciativas de combate ao desmatamento que são literalmente inspiradoras. Uma delas é a associação Rede de Sementes do Xingu, que reúne grupos de coletores de sementes nativas formados por indígenas e agricultores familiares. 

Eles têm um objetivo único: colaborar com a restauração florestal da região amazônica e do Cerrado.

É um trabalho sustentado a partir do esforço individual e da importância da coleta de cada semente. Ao longo de 15 anos, foram  294 toneladas de sementes coletadas e comercializadas. Um número inacreditável, que revela a força do trabalho coordenado e coletivo.

A rede conta atualmente com mais de 560 coletores de diversas origens, histórias, culturas e linguagens, localizados em diferentes territórios nas bacias dos rios Xingu, Araguaia e Teles Pires, em Mato Grosso. A maioria, mulheres.

Essas sementes são responsáveis por um aumento de cerca de 25 milhões de árvores em 7,4 mil hectares de florestas. Além de contribuir com preservação ambiental, o trabalho também gera renda para os coletores. 

As sementes coletadas no âmbito do programa são adquiridas por proprietários rurais que precisam, por lei, recuperar parte de suas propriedades com vegetação nativa em áreas de preservação permanente.

Coletores da Rede de Sementes do Xingu, moradores do Pólo Diauarum, membros da Associação Terra Indígena do Xingu e profissionais do ISA. Foto: Claudio Tavares/ISA

Outros dados sobre a Rede:

  • Coleta de sementes de mais de 220 espécies de plantas nativas.
  • R$ 5,3 milhões repassados diretamente aos coletores.
  • Cerca de 60% da força de trabalho da Rede de Sementes do Xingu é formada por mulheres indígenas.
  • Os coletores indígenas vivem em três territórios: Marãiwatsédé, Pimentel Barbosa e Xingu.
  • Há coletoras e coletores de sementes nativas em 21 aldeias dos povos Ikpeng, Kawaiwete, Matipu, Xavante, Waujá e Yudjá.
  • Os agricultores familiares vivem em 16 assentamentos e representam cerca de 32% da força de trabalho.

Você encontra essas e mais informações sobre a Rede de Sementes do Xingu nos seguintes links: 

https://www.sementesdoxingu.org.br

https://www.terra.com.br/nos/indigenas-coletam-sementes-nativas-para-salvar-aguas-e-floresta-na-amazonia,66cba3c222e1b094d4bf32187cc08d0bpezuvpux.html

1 responder
  1. Sonia
    Sonia says:

    Projeto lindo, parabéns aos envolvidos, já coloquei num grupo que tem grandes juristas, cientistas, professores , físicos e químicos.Desejo tudo de muito bom para todos, meu querido amigo Marcello Queiroz desejo tudo de melhor para você e todos que estão reunidos para o bem maior. Todos unidos para salvar os povos originários e as matas brasileiras. Sônia Regina Piassa

    Responder

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *