Exposição de Sebastião Salgado mostra beleza e importância da Amazônia

Familia Korubo no Amazonas em foto da exposição “Amazônia”, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo – Foto: Sebastião Salgado

Mais de 200 imagens do fotógrafo Sebastião Salgado compõem a mostra “Amazônia”, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo. Com um forte impacto visual, a exposição reúne fotos feitas nas florestas e também captadas de forma aérea e em expedições de navegação pelos rios da região. 

A mostra conta ainda com sete vídeos com depoimentos de lideranças indígenas sobre a realidade da Amazônia e sua importância para o meio ambiente, para o planeta e para os povos que habitam esse bioma mundialmente reconhecido por sua rica biodiversidade.

“Amazônia”, idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, é resultado de sete anos de imersões fotográficas de Sebastião Salgado, com longas temporadas junto a 12 comunidades indígenas. A exposição apresenta ainda um interessante efeito sonoro, com o barulho de árvores, água e animais captado na própria floresta amazônica e editado em um projeto assinado pelo músico francês Jean-Michel Jarre.

Entre os destaques da exposição estão imagens do encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e dos “rios aéreos“, o fenômeno dos “rios voadores”, com cursos de água formados por massas de ar carregadas de vapor de água. Esse fenômeno é responsável por garantir a umidade de áreas agrícolas de várias regiões do Brasil, entre o Centro-Oeste e o Sul do país, e também de partes dos territórios do Uruguai, Paraguai e Argentina.  

“Amazônia” fica em cartaz em São Paulo até 31 de julho e será levada, na sequência para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, onde poderá ser vista até janeiro de 2023, quando passará a ser exibida em outras capitais brasileiras. Antes de chegar ao Brasil, no último mês de fevereiro, a eposição foi vista em Paris, Roma e Londres.

O Rio Negro em foto da exposição “Amazônia”, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo – Foto: Sebastião Salgado

0 comentários

Deixe um comentário


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *